Entenda porque a conexão via fibra óptica é a melhor tecnologia para i – D-NET

Inscreva-se em nosso newsletter

Fique por dentro das novidades
X

Entenda porque a conexão via fibra óptica é a melhor tecnologia para internet

Seja para uso profissional ou para uso pessoal, ter uma boa qualidade e internet é, cada vez mais, uma das maiores preocupações dessa geração. Afinal, com a constante evolução dos meios tecnológicos, as empresas que percebem esse movimento gradativo, estão migrando para as plataformas digitais rapidamente. Por essa razão a demanda por esse serviços online aumenta. Mas qual seria a melhor opção de internet que não falhe e garanta uma boa conexão? Atualmente, a melhor opção do mercado é a fibra óptica e sabendo disso, a D-NET explica um pouco mais sobre esse tecnologia que trabalha com a velocidade da luz.

O cabo de fibra óptica tem uma capacidade enorme na velocidade da transmissão de dados em longas distâncias. Isso porque ele é um filamento flexível e transparente (que pode ser de vidro ou plástico) mais fino que um fio de cabelo humano, porém é capaz difundir bilhões de bits de dados por segundo e não sofre interferências eletromagnéticas de outras redes de comunicação. Por conta de todas esses benefícios, a perda de sinal e qualidade é pouquíssima.

Ou seja, caso você seja um provedor de banda larga ou trabalhe com telecomunicações, investir nessa tecnologia de rede é ser assertivo e pensar no seu negócio a longo prazo. Por conta dessa estabilidade de conexão, na qualidade da transmissão e da velocidade de dados, a fibra óptica vem ganhando cada vez mais o mercado em comparação ao fio de cobre, por exemplo. A potência do sinal garante ao consumidor uma maior qualidade no carregamento de páginas, downloads de arquivos, comunicação por videoconferência, entre outras facilidades digitais.

Além de todas as vantagens da fibra, que, em conjunto, fazem dela uma das melhores tecnologias para internet do mundo, sua instalação também é mais fácil. Por conta da sua espessura e sua flexibilidade, é possível adaptá-la em praticamente qualquer ambiente. Ela é também a opção mais segura, no que diz respeito a falhas técnicas e acidentes. Por utilizar luz na transmissão de dados ela não corre o risco de superaquecer ou sofrer interferência por conta de mudanças climáticas.

Você sabia?

A fibra óptica é considerada uma tecnologia à prova de futuro, pois, até hoje, não foi encontrado seu limite de transmissão de dados. Ao contrário do cabeamento metálico, a fibra é um investimento seguro à longo prazo por ter uma durabilidade e uma provável vida útil muito maior. O limite fica por conta apenas dos equipamentos das pontas, como switches, OLTs e ONUs. Conforme esses equipamentos vão sendo aprimorados, a fibra vai acompanhando o ritmo e, por isso, não está condenada a ficar defasada com o passar do tempo.