Entenda a importância do selo da Anatel para os serviços Telecom – D-NET

Inscreva-se em nosso newsletter

Fique por dentro das novidades
X

Entenda a importância do selo da Anatel para os serviços Telecom

Pensar em abrir um negócio sempre requer diversos planejamentos e análises. Por isso, manter-se dentro de todas as normas necessárias para que sua empresa esteja regularizada é primordial. Na área da telefonia, por exemplo, é a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) regula os aparelhos e serviços prestados. Mas, afinal, qual a importância de seguir as normas e especificações?

A Anatel é uma agência vinculada ao Governo Federal que tem como objetivos principais fiscalizar e gerenciar serviços, contratos de concessão, criar normas, controlar as tarifas aplicadas e estabelecer um padrão para que não haja ilegalidades e irregularidades. Dessa forma, estar dentro das regras da agência, garante a empresa e aos consumidores seus direitos judiciais.

Todos os produtos e serviços envolvendo telefonia fixa e móvel são fiscalizados pela Anatel, incluindo celulares, televisões e ferramentas necessárias para ser um provedor de internet. Por isso, quando se adquire aparelho telecom, é importante certificar-se de que ele possui o selo da Anatel. Assim, tanto o consumidor quanto o usuário dos serviços têm a segurança da compatibilidade com as redes de telefonia do Brasil.

Além disso, a Anatel é um espaço de concentração de reclamações. Quando o usuário precisa resolver um problema, ele pode entrar em contato com a agência e relatar o ocorrido. Após o registro da informação, ela repassa à prestadora, que tem até cinco dias para responder o consumidor. Isso aumenta a confiabilidade entre as duas partes e aprimora a relação da empresa com seu público, uma vez que tudo é feito por regulamentos e meios legais.