Entenda a diferença entre a emenda mecânica e a emenda por fusão – D-NET

Inscreva-se em nosso newsletter

Fique por dentro das novidades
X

Entenda a diferença entre a emenda mecânica e a emenda por fusão

Quando o assunto é a qualidade do produto oferecido, o diferencial em qualquer empresa de prestação de serviços é estar atento aos cuidados e a boa funcionalidade de todos os equipamentos e materiais responsáveis por proporcionar o trabalho final bem feito. E falando sobre empresas de rede e sobre fibra óptica, existem algumas questões importantes a respeito da boa utilização da ferramenta, que podem ser benéficas não só para o desempenho do aparelho, mas também para o negócio como um todo.

No contexto dos data centers, ou do espaço físico dos pequenos provedores de rede, por exemplo, são necessárias manutenções frequentes, alterações e otimizações dos aparelhos para agregar cada vez mais eficiência no serviço. Por vezes, é necessário fazer uma emenda de uma fibra na outra, e, dependendo do procedimento, a perda de luz pode ser maior ou menor. Existem dois tipos diferentes de emenda: mecânica ou por fusão. Já a fusão, é possível realiza-las de duas formas diferentes: pelo núcleo ou pela casca (mas essas explicaremos no próximo texto).

Voltando às emendas mecânicas: são feitas via conectores e possuem um alto desempenho e durabilidade. Por não necessitarem de uma máquina de emenda para executar o trabalho, acabam sendo mais rápidas, práticas e baratas. A desvantagem é a leve perda na precisão. Mesmo obtendo-se bons resultados, não é possível garantir a “perfeição” na execução do procedimento por esse meio.

Já a emenda por fusão é feita por máquinas, onde há uma fusão por ganho de temperatura, que esquenta as fibras até que elas se unam. Essa junção é mais precisa, principalmente quando a fusão é feita por alinhamento pelo núcleo. Ou seja, tem menor perda do sinal óptico e, consequentemente, menor perda de velocidade. Embora seja um procedimento que exija um investimento mais alto do que o mecânico, tem maior chance de eficácia no resultado final.