Como manter seu negócio ativo em meio a crise do coronavírus – D-NET

Inscreva-se em nosso newsletter

Fique por dentro das novidades
X

Como manter seu negócio ativo em meio a crise do coronavírus

Com a pandemia do Covid-19 e a imprevisibilidade da duração do isolamento social, a crise econômica gerada trouxe um enorme prejuízo global para diversos setores do mercado. Driblar essa situação e permanecer ativo neste momento é um desafio enfrentado principalmente pelos micro e pequenos empreendedores. Mas como fazer com que a mudança no cenário de compra e venda não afete significativamente o departamento financeiro corporativo? Pensando nisso, a D-NET separou três dicas essenciais para ajudar a manter o seu negócio competitivo no mercado.

Investir nas redes sociais

Nesse momento de isolamento social, em que as pessoas estão reclusas dentro de casa, a procura pelas redes sociais ficou ainda maior. Por isso, investir na comunicação com o público por meio dos recursos digitais é o melhor investimento. Este é o momento de inovar e buscar soluções diferentes, como produzir conteúdos que falem sobre os serviços oferecidos pela empresa e que alcancem potenciais clientes. Caso você ainda não tenha um perfil comercial, a hora é agora.

Negociar com fornecedores

Como esse é um momento financeiramente delicado para todos os tipos de negócio do mercado, é interessante analisar o contrato com os fornecedores e estabelecer uma comunicação a respeito de valores. Assim como promover promoções e descontos em serviços e produtos pode ajudar a manter os seus clientes, negociar preços com outras empresas parceiras é o segredo de estabelecer o equilíbrio para que não seja necessário cortar nenhum dos colaboradores.

Buscar medidas tomadas para auxiliar empresas

Algumas medidas foram tomadas para ajudar empresários a enfrentarem a crise sem quebrar. O governo federal, por exemplo, postergou alguns tributos e o prorrogou o pagamento do FGTS. Já a Federação Brasileira de Bancos determinou também a prorrogação dos vencimentos de dívidas em até 60 dias. Há também algumas linhas de crédito que foram liberadas para grandes e médios empréstimos que podem ajudar a manter em dia os pagamentos que não podem ser adiados. Por isso é também de extrema importância ajustar o planejamento financeiro para que sejam analisados quais são os serviços imprescindíveis para o seu negócio.